Consultoria

Escritório de advocacia se especializa em direito empresarial para Startups

Direito se mostra peça relevante para a consolidação de empresas inovadoras

O escritório de advocacia 3S Advogados, traçou o modelo do negócio da empresa a partir do perfil dos sócios, que, com base nos conhecimentos jurídicos, exercem o direito voltado a startups. O objetivo é solucionar problemas empresariais com uma inovação na abordagem jurídica.

A equipe é formada por Leonardo Susart, mestre em Ciências Jurídico-Empresariais; Ana Paula Studart, mestranda em Direito Privado; e Marcus Seixas, doutorando em Direito Processual Civil. Eles trabalham principalmente para evitar possíveis disputas judiciais de seus clientes.

Startups

“Em comparação com outros segmentos advocatícios, a startup se diferencia dentro do direito empresarial por trabalhar com ambientes de incertezas e riscos. É inserida em um mercado imprevisível e não consolidado”, explica Leonardo Susart.

As chamadas Startups são empresas em estágio embrionário, que buscam desenvolver algo diferenciado para seus serviços ou produtos, normalmente com base tecnológica. Diversos empreendedores consideram relevante o uso desse novo tipo de negócio para iniciar seus empreendimentos por agregar justamente o aspecto da inovação.

Um exemplo dado pelo advogado sobre o ambiente de risco foi o caso da Uber, uma startup que o modelo de negócio não havia sido validado juridicamente em seu início. Isto desencadeou exigência por uma regulamentação e discussões sobre a legalidade. Ainda hoje há desacordos sobre a licitude desta companhia.

Trabalho jurídico

startup

Leonardo Susart sócio da 3s advogados

Os fundadores do escritório de advocacia analisaram esse ramo do direito empresarial como carente de apoio jurídico especializado. A prestação de serviço advocatícios no mercado regional não vinha acompanhando a inovação proposta pelas startups. Havia sido percebida a oportunidade de ajudar essas empresas a alavancar seu crescimento de forma sustentável, através da segurança jurídica.

O trabalho proposto pela 3S Advogados, se configura no acompanhamento das empresas, através da assessoria jurídica. “Realizamos o diagnóstico do problema, desenvolvendo estratégias, caso alguma negociação amigável não seja estabelecida. Por fim, realizamos a entrega com base nas necessidades dos clientes”, descreve Leonardo Susart.

A importância do trabalho jurídico para uma empresa é demonstrada desde a fase inicial do empreendimento. É recomendável fazer um mapeamento de risco para descobrir se é um negócio viável, até as questões de estruturação como licitude dos produtos, licenças e contratos.

“Estamos presentes em eventos, nos inserindo no ecossistema empreendedor, mas principalmente educando, trocando experiências, compartilhando conhecimento, para que se atentem a verificar a importância do aspecto jurídico. O direito se mostra fundamental para o desenvolvimento de seus negócios, evitando imprevisibilidades que podem ser custosos”, explica o advogado.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *