Alimentação

Travessa’s Lanchonete: de receita caseira ao melhor cachorro-quente de Salvador

Com ambiente simples e familiar, a lanchonete já conquistou a premiação Veja “Comer e Beber Salvador” na categoria de melhor cachorro-quente.

Com mais de trinta anos de história, a lanchonete Travessa´s é ponto de referência no bairro de Santo Antônio Além do Carmo desde 1987. O local é famoso pelo seu premiado cachorro quente, considerado por muitos clientes o melhor da capital baiana.

O Travessa’s foi fundado por Dona Ridalva Erhardt, e leva o nome da rua em que está localizado, a Travessa dos Perdões. Na sua inauguração a área da lanchonete era apenas a garagem da casa em que moravam e, com o passar dos anos, foi sendo ampliado até chegar ao que é hoje, conta Seu Egídio Erhardt, esposo de Dona Ridalva.

A princípio o casal vendia apenas cachorro-quente, coxinha, quibe e pão delícia. A lanchonete foi expandindo o seu cardápio com base nas ideias que Dona Ridalva tinha. Hoje já inclui tortas, hambúrguer, carne do sol e os mais diversos doces e salgados, além de fornecer também para encomendas e festas.

Ingrediente secreto

“Se tem uma coisa que a gente não abre mão aqui é a qualidade”, afirma Seu Egídio. O segredo por trás do cachorro-quente vai além do pão e da maionese caseiros, especialidades da casa.

É resultado de todo o esforço e cuidado que Dona Ridalva e os funcionários têm na hora de seu preparo. A receita do cachorro-quente permanece a mesma desde a abertura da lanchonete, e são vendidas mais de três mil unidades por semana.

Travessa's cachorro-quente

Camile, funcionária do Travessa’s, exibindo alguns dos lanches da lanchonete.

Evolução

“Nós crescemos a base de divulgação boca a boca mesmo, foi um processo gradativo”, conta Seu Egídio. “Já saíram algumas matérias sobre o Travessa’s em revistas e jornais, como o A Tarde e o Correio, então isso também ajuda com a divulgação”, explica.

O preço acessível e o bom atendimento tiveram um papel importante no aumento da popularidade da lanchonete. O Travessa’s já recebeu dois prêmios da revista Veja “Comer e Beber Salvador”, na categoria de melhor cachorro-quente, e também possui um certificado de qualidade do Guia Kekanto, que tem como base as avaliações dos próprios clientes.

O Travessa’s está bem localizado, estando perto de bairros como Liberdade, Macaúbas e Barbalho, que possuem boa parte de sua clientela. Além de ficar a poucos metros do Largo do Santo Antônio Além do Carmo, ponto turístico da cidade conhecido pelo seu pôr do sol e pelo Forte da Capoeira.

Expansão

Atualmente a lanchonete é gerenciada por Seu Egídio juntamente com seu filho, Daniel Erhardt. O local é frequentado por pessoas de todas as idades, e possui uma decoração simples e ambiente familiar.

Seu Egídio diz que não pensam muito a respeito de expandir os negócios ou abrir uma franquia nesse momento, e que só o fariam se tivessem certeza de que o nível de qualidade permaneceria o mesmo que o da lanchonete original.

 

Por Marcelo L. R. Monteiro

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *